Data prevista não é prazo de validade

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

(imagem retirada do site pexels)

Em toda gravidez existe uma previsão para o nascimento do bebê, eu disse PREVISÃO. Isso significa que não existe data certa para o nascimento, uma data prevista não significa muita coisa nada na prática. A partir de 37 semanas de gestação o bebê está teoricamente pronto para o nascimento, teoricamente maduro pra isso e a data prevista para o parto é de uma gestação com 40 semanas completas. Ou seja, o bebê pode vir desde as 37 semanas completas até as 42 ou até 43 semanas de gravidez.

Uma gestação saudável, com mãe e bebê saudáveis pode ''prolongar'', não existe bebê "passado". Se a mulher não entrar em trabalho de parto existe a indução, e já vi indicações de cesariana por ''falta de trabalho de parto'', quando na verdade ainda estava no "tempo limite" e nem indução aconteceu. Estou falando de gestações saudáveis! 

Por isso, quando você pergunta a uma gestante (mesmo que por curiosidade e boas intenções) a todo momento quando o bebê vai nascer você pode deixar ela irritada ou angustiada. A reta final da gravidez é um momento delicado, a gente não vê a hora de chegar a boa hora porque no fim tudo fica difícil mesmo, o peso da barriga é muito, a gente cansa mais fácil, tem muito sono e sente dores pelo corpo, e é claro que isso é só o pouco que sentimos na reta final, porque no geral tem muito mais coisa. Pelo menos boa parte das mães que conheço/conheci se sentiram assim. Com aquela sensação de: Por favor bebê, nasce!

Então mesmo que sua intenção seja dos deuses e eu não diminuo isso, pense antes de ficar aperreando a gestante toda hora, perguntando a cada semana cadê esse bebê. O bebê tá bem guardado, melhor que a gente aqui fora. Então reflita antes de perguntar algumas coisas tanto para uma grávida como para uma mãe (que é mãe independente de ter gerado e você também pode furar bola) As grávidas são sim mais sensíveis e podem ficar se preocupando à toa com coisas supérfluas por causa de perguntas sem fundamento como essas.

Vamos aprender esse mantra e sermos mais felizes com grávidas e mães mais felizes também.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe